Registos quase magnéticos sobre quase tudo, sem se dizer rigorosamente nada.
Nota: para todos aqueles que não comentem os posts, a tortura é serem obrigados a adquirir o livro "Desconstrutor de Neblinas", de Domingos Lobo, autografado pelo próprio.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

FUMAÇA DE BOLSO

Pão e Circo

José Sócrates fumou no avião e caiu o carmo e a trindade. A comunicação social fez primeiras páginas e aberturas de telejornal, como se não houvessem assuntos muito mais importantes do que a fumaça do primeiro ministro. É caso para dizer que José Sócrates, mal ou bem, anda sempre nas bocas do povo, e dar nas vistas é algo que sempre lhe agradou. De sorriso nos lábios aproveitou mais um tempinho de antena para falar ao coração dos portugueses com um pedido de desculpas a nível nacional e até para informar em primeira mão que vai deixar de fumar, como se nós nos importássemos muito com isso.

Se de facto a maior parte dos portugueses desconhecia que o primeiro ministro fumava (assim como a maior parte dos benfiquistas também não sabiam que o Rui Costa também tem esse vício), pois ele sempre cultivou junto das massas que era um homem exemplar de mente sã em corpo são e um desportista nato, o que a comunicação social acabou por fazer foi empolar a fumaça no avião sem nunca manchar muito a imagem de José Sócrates.
Apetece perguntar porque é que com tantos assuntos constrangedores para o país se vira a agulha para um assunto sem importância, enevoando o que de mais importante se passa em Portugal e que todos os dias toca fundo na carteira dos portugueses.
Dissecando a semana, acabamos por perceber que para o governo é muito mais importante manter as massas indignadas com a infracção à lei do tabaco por parte do primeiro ministro, do que com a visita deste à Venezuela de Chavez. Ou então para desviar a atenção de que as empresas portuguesas (e estão lá todas: BPI, BCP, CGD, Soares da Costa, Mota-Engil, Teixeira Duarte) se servem dos roubos obscenos da família de José Eduardo dos Santos ao povo Angolano e ao seu Estado, para aproveitar as oportunidades de negócio em Angola e que o governo fecha os olhos a isto em nome dos interesses nacionais. Ou ainda para dividir e amenizar a contestação à constante subida dos preços da gasolina e do gasóleo (chega a roçar a gozação) com grande parte desse aumento a reverter em imposto para o Estado e numa altura em que o Euro é mais forte que o Dólar.
No entanto a comunicação social acabou por não aprofundar devidamente qualquer um destes assuntos, preferindo focar insistentemente a fumaça de Sócrates num voo de Estado onde parece que a lei não se aplica, pois em casa de cada um de nós, um espaço privado portanto, somos livres de fumar sempre que nos apetecer.
De facto esta fumaça serviu e de que maneira a José Sócrates e ao governo, no entanto visto que os média andam tão interessados no incumprimento da lei do tabaco, valia a pena perguntar à ASAE porque é que nos estabelecimentos públicos não há vistorias de cumprimento da lei e porque é que a maior parte dos locais onde de início era proibido fumar por falta de condições de extracção, se voltou a fumar como dantes sem a realização qualquer tipo de obras. Fica o desafio.
Pedro

Sem comentários: