Registos quase magnéticos sobre quase tudo, sem se dizer rigorosamente nada.
Nota: para todos aqueles que não comentem os posts, a tortura é serem obrigados a adquirir o livro "Desconstrutor de Neblinas", de Domingos Lobo, autografado pelo próprio.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

EDUCAÇÃO DE BOLSO


Carta Aberta à Sr.ª Ministra da Educação


Cara Maria de Lurdes
Ainda sou do tempo em que o primeiro ano se chamava primeira classe e em que eram os professores a bater nos alunos, quando estes se portavam mal, claro, com uma cana da índia que religiosamente guardavam junto ao quadro preto. Estou velho, portanto. Mas apesar do meu tempo já lá ir bastante longe, decidi congratulá-la pela diminuição em vinte e dois por cento do insucesso escolar. É motivo de celebração, ou não? Se fosse eu, convidava os meus amigos todos, abria uma data de “pêras mancas” e bebíamos até cair para o lado.

Ainda assim, e desculpe acabar-lhe com a animação, esses números podem ser amplamente melhorados. Basta introduzir novos métodos de avaliação. Com tudo o que a caríssima tem feito, se o que lhe vou explanar a seguir for por si equacionado e adoptado para o sistema de ensino, já ninguém se irá admirar nem tão pouco contestar. Da maneira que as coisas estão, já nada espantará.
Uma forma de aumentar o sucesso escolar é acabar com a retenção ou chumbo por faltas, como também por notas ou qualquer outro caso, isto é, um aluno jamais chumbará, a menos que mate um professor. Mas ainda há mais. Repare no seguinte, um aluno que está, por exemplo, no 7º Ano de escolaridade, se for a mais de 20 aulas por disciplina pode passar logo para o 8º ou até mesmo para o 9º Ano, isto porque sabe tanto ou mais que um que lá chega atravessando todas as etapas escolares.
Este método pedagógico pode também contemplar que, um aluno do 5º ano que não falte em nenhum dos três períodos e que tenha aproveitamento para passar para o 6º, possa ficar imediatamente com a conclusão do 9º Ano e pronto para entrar no Ensino Secundário. Não será diferente de dar o 9º Ano a quem dá erros ortográficos grosseiros, não sabe a tabuada nem a raiz quadrada de 12. Até porque os miúdos de 10 anos hoje sabem tantas coisas e bem mais que alguns adultos, uns com cursos superiores.
Hoje o que interessa não é o conhecimento, mas sim a aprendizagem e o “marranço”. Bem sei que de facto os alunos avançariam de ano sem saber nada de útil, mas minha cara Ministra, não é verdade que se não tivermos de provar os conhecimentos, todos nós somos especialistas em tudo e mais alguma coisa?
Que me diz a isto? Brilhante, não? Pense neste meu singelo e indubitável contributo para a beneficiação da Educação portuguesa. Estou convencido que resultará na perfeição.
Os meus melhores cumprimentos
Pedro

2 comentários:

Gotinha disse...

"um aluno jamais chumbará, a menos que mate um professor."
Ai, ai... por favor não ofereçam mais ideias deste género à minstra.... a coisa já está má como está!!

Pedro Lagareiro Santos disse...

De facto, esperamos que a ministra não nos tenha levado a sério... mas da maneira como as coisas estão, nunca se sabe...
Pedro